Recado da Presidente – Fevereiro/2025

Caros amigos da FamiliAE,

Trago aqui uma reflexão sobre a importância das Ações do Programa Amor-Exigente (PAE): Família, Sobriedade, Cônjuges, Prevenção e Sempre é Tempo. Essa expansão significativa do PAE em atender pessoas, em suas necessidades específicas (como a recém-criada Coordenação Geral de Políticas Públicas Sobre Drogas), aprimora ainda mais a abrangência de proteção social que o Amor-Exigente oferece na organização da vida da pessoa, da família e, consequentemente, da sociedade.

Nossos voluntários e coordenadores das ações se desdobram em esforços para oferecer conteúdos sustentados nos 4 pilares do Amor-Exigente – Princípios Básicos, Princípios Éticos, Espiritualidade Pluralista e Responsabilidade Social, que norteiam o caminho que devemos seguir com segurança para uma vida “Cada vez melhor”. Contudo, sabemos que obteremos resultados se colocarmos em prática esses ensinamentos na nossa vida dia após dia!

Especialmente neste mês de fevereiro, que nos é apresentado o princípio básico “Humanizador”, encontramos
a oportunidade de expressarmos, no grupo de apoio, nossas fragilidades, imperfeições, medos, inseguranças, entre outras incapacidades, sem medo de sermos julgados e condenados. Sentimo-nos acolhidos e encorajados a mudarmos o rumo de nossas vidas com a ajuda do outro, que também está no caminho de restauração!

“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8:32), nossa verdade às vezes dói, mas liberta se enfrentarmos com paciência, autoperdão, reconhecermos e aceitarmos os próprios erros, falhas e decisões equivocadas.

Saímos mais leves e fortalecidos do grupo para efetuarmos mudanças necessárias, mesmo que doa em mim ou
no outro, não é isso que o PAE nos orienta?

Outro dia vi uma charge que dizia: “O que você não diz, você acumula. E o que você acumula, começa a pesar”. Sigamos mais leves, transformando nossos vícios e repetições em virtudes e habilidades, que nos concederão uma qualidade de vida em abundância!

Graça e Paz!