Recado da Presidente – Abril/2025

Criança e mágico

Caros amigos da FamiliAE,

Observamos, nos grupos, pessoas que chegam com uma expectativa grande de que o Programa Amor-Exigente (PAE), tem uma “receita pronta” ou “mágica” para solução dos problemas e desafios de cada um. Sabemos que as expectativas influenciam nosso comportamento, pensamentos e nossas emoções, que nos impulsionam a buscarmos ajuda, a sairmos do desconforto da dor, enfim; esse é o aspecto positivo da expectativa. É assim que chegamos ao AE, na esperança de um suporte que nos sustente e nos ampare em nossas dificuldades.

No entanto, no Amor-Exigente, não tem magia! Temos uma caminhada constante, passo a passo o programa é oferecido com simplicidade e clareza e; por meio das metas semanais e da troca de experiências; vamos nos percebendo motivados a efetuar mudanças em nossa vida e, consequentemente no nosso entorno, não é mesmo? Cada pessoa tem a sua trajetória, cada um no seu ritmo próprio e no seu tempo. É de fundamental importância reforçarmos o valor da perseverança no grupo de apoio. É dessa forma que efetuamos mudanças necessárias por meio da prática e vivência de valores e princípios que o PAE nos propõe! Afinal, mudanças de comportamento individual, familiar e social são tarefas diárias e árduas, que não conseguimos de um dia para o outro.

Pensando sobre o Princípio Ético deste mês- “Respeitar e cumprir as regras dos grupos onde você vive e atua”, já nos exige um exercício enorme para resgatarmos a autoridade e assumirmos papéis verdadeiros bem como a condução, funcionalidade e harmonia da nossa família. Com diálogo e exemplo vamos estabelecendo o respeito e a obediência às regras, pois são virtudes que vamos adotando na vida em sobriedade.

Com diz Santo Agostinho: “Mesmo que já tenha feito uma longa caminhada, sempre haverá mais um caminho a percorrer”. Sigamos firmes e perseverantes na nossa CaminhadAE!

Graça e Paz!

Por: Márcia Cordér – Presidente da FEAE